Nós humanos nos comunicamos há séculos usando os mais variados e surpreendentes métodos.
Hoje em dia é difícil imaginar espécies humanas pré-históricas desenhando dentro de cavernas como uma forma de dizer a outros membros da tribo onde caçar ou como colher. No entanto, essa era uma maneira comum de comunicação naquela época.
Desde então, inventamos e criamos milhares de métodos para conversar — e vender — uns com os outros . De pombos mensageiros ao telégrafo, a infomerciais de televisão e, finalmente, aplicativos de mensagens digitais.
As conversas sempre foram cruciais para as vendas. No entanto, durante os últimos anos, com o surgimento da automação de marketing , houve a sensação de que parte da conversa se perdeu no caminho.
Era o toque humano que estava faltando? Ou parecia que as marcas estavam espalhando mensagens aqui e ali sem realmente ouvir o que os clientes tinham a dizer? De qualquer forma, as marcas sentiram que faltava algo em suas estratégias. Algo que poderia fazer os consumidores funcionarem.
Não é por acaso que, desde o ano passado, o marketing de conversação vem ganhando força. Por quê? Porque ele ressuscita o componente de conversa e escuta que estávamos perdendo enquanto ainda usamos métodos automatizados.
Marketing de conversação: o que é realmente tudo isso?
O marketing de conversação é uma abordagem centrada no cliente que facilita interações individuais em tempo real, envolventes e personalizadas com os clientes , independentemente do canal que estão usando, a fim de tornar a experiência do comprador mais significativa e adaptada às necessidades de cada um.
Isso difere de outras abordagens de marketing digital que bombardeiam os usuários com conteúdo simplesmente baseado em seu perfil, sem realmente ouvir suas necessidades.
O objetivo final do marketing de conversação é construir relacionamentos fortes e duradouros com os clientes, melhorar a experiência do cliente e aumentar a receita, mantendo os custos baixos.
Parece ótimo, certo?
No entanto, ao adicionar todos os seus canais de comunicação e plataformas existentes à tigela, você pode perceber que preparar uma experiência de conversação bem-sucedida não é tão fácil quanto parece.
Implementar essa abordagem em todos os canais (e-mail, contatos do site, mensagens de mídia social…) pode parecer bastante complexo, além do componente em tempo real ser realmente complicado, pois fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, não é barato, não é?